História
A Ilumina – Estratégia e Inovação em Segurança Pública, empresa júnior do Curso de Bacharelado em Segurança Pública e Social da UFF, foi criada em 2016 por iniciativa dos estudantes como um espaço de qualificação de seus futuros profissionais. Com o objetivo de inovar na formação de pesquisadores e operadores do sistema de segurança pública e da justiça criminal, visa produzir conhecimento aplicado e subsidiar tomadores de decisão através da produção e desenvolvimento de metodologias, pesquisas, mapeamentos, diagnósticos, produção de dados, dentre outros.
A Ilumina consiste em uma iniciativa essencial para a formação de bacharéis em segurança pública e social da UFF, pois alinha conhecimento e prática para a produção e desenvolvimento de inovação tecnológica. Considerando o exposto, entendemos que o advento da Ilumina representa uma iniciativa inovadora no campo.
Cabe destacar que os valores que informam a Ilumina são subordinados e convergentes aos objetivos presentes no projeto político pedagógico do curso de bacharelado em Segurança Pública e Social, sendo eles:

Como Surgiu e seus primeiros passos
A ideia de criar uma Empresa Junior para o curso de Bacharelado em Segurança Pública da UFF surgiu no final de abril de 2016 com a iniciativa de estudantes da turma de 2013.1 após o interesse em maior profissionalização e interesse em uma imersão profissional em suas futuras áreas de atuação. A proposta era fundar em parceria algum projeto que unificasse e reunisse seus trabalhos pessoais em um único lugar de maneira que pudesse ajudá-los a se aproximar mais do mercado de trabalho. A partir disso, investiram no projeto de criação de uma empresa júnior pro curso por terem enxergado nesta nova aposta uma oportunidade de estágio aos estudantes e início de um novo campo de trabalho na área da segurança pública.
Em 2015, diante da demanda dos estudantes da UFF por mais segurança no campus, o DCE Fernando Santa Cruz reuniu uma comissão de estudantes para pensar soluções. Dentre as percepções levantadas estava o impacto da falta de iluminação dos campus e seu entorno, o que levara a proposta de uma campanha de mapeamento dos pontos “inseguros” para posterior diálogo com a reitoria e com a prefeitura da cidade. Essa campanha foi chamada “Ilumina UFF”. A campanha não aconteceu, mas, motivados pela busca de soluções para o mesmo problema, a insegurança no entorno e dentro da UFF, fundamos a Empresa Jr.



Na época ocorrera uma série de tentativas de estupro próximo ao campus I e II da Faculdade de Direito, abrindo diálogo para a necessidade de se debater o tema, sobretudo violência contra a mulher. Motivados pela construção de soluções lançamos nossa primeira ação, a campanha “Não de vacilo, faça o registro”, em parceria com a Coordenadoria de Políticas e Direitos da Mulher (Codim). Depois desse episódio passamos a articular a aplicação teórica na prática. Tendo por referência a pesquisa do Prof. Lenin Pires “o que se perde no perdeu” achamos interessante mapear os casos de crimes subnotificados ou não no entorno na UFF para que a EJr pudesse contribuir através desse mapeamento.
Além disso, a reunião de fundação também estava cheia de pautas e uma delas era a submissão de projetos ao primeiro Edital de Inovação da UFF pela sua Agência de Inovação (AGIR), no qual haviam duas modalidades para concorrer: a de Inovação Mercadológica e a de Inovação para o Desenvolvimento Social. O grupo decidiu tentar as duas opções submetendo como projeto de Inovação Mercadológica a criação da Empresa Júnior, o “ESP- Estratégia em Segurança Pública” e como projeto de desenvolvimento social o “Ilumina UFF”.
Após horas discutindo diversas ideias e definindo algumas propostas ainda havia uma questão a ser definida: qual seria o nome da empresa júnior? Não demorou muito até que fosse decidido unir o título dos dois projetos que seriam submetidos ao edital: Ilumina – Estratégia e Inovação em Segurança Pública. O termo ilumina seria uma menção às ruas do entorno da universidade que eram muito escuras e uma alusão a iluminação filosófica que eles estavam se propondo a fazer na sociedade.
A logo
A primeira logo oficial
da empresa foi confeccionada em uma única noite no dia 5 de maio. Sua aparência foi pensada para transmitir uma ideia de segurança pública completamente oposta aos símbolos já comumente associados a este tema. Sem elementos que remetem a morte ou equipamentos de repressão como caveiras e revolveres, a marca da Ilumina é o “pin” gigante, uma referência ao primeiro projeto de mapeamento que significa não apenas uma das expertises da empresa de georreferenciar dados, mas também um desejo da mesma de se firmar na sociedade através da fixação de seu trabalho em qualquer lugar do mundo.

