Um questionário on-line permite que vítimas de assaltos, assédio, tentativa de estupro e outros tipos de violência em ruas do Ingá, nas imediações dos campi da Universidade Federal Fluminense (UFF) denunciem os casos. A iniciativa é de alunos do Curso de Bacharelado em Segurança Pública da UFF e tem como objetivo dar visibilidade ao problema de insegurança vivido na região e contribuir na elaboração de propostas, para a área de segurança pública, que serão encaminhadas aos órgãos de segurança da cidade e do Estado.
O grupo, orientado pela professora Luciane Patrício, lançou a plataforma on-line no primeiro dia do mês e, em menos de uma semana, já haviam sido feitas 22 notificações de crimes. Segundo a professora, a ideia foi montar uma rede de acolhimento de denúncias e que permita a pesquisa nas imagens coletadas pelas câmeras de segurança do Cento Integrado de Segurança Pública (Cisp) para ajudar no reconhecimento dos suspeitos.
1ª fase – Panfletagem
Entrega de impressos para a população do Ingá que incentivam a realização dos registros de ocorrência e fornecem contatos emergenciais de serviços úteis à sociedade.
2ª fase – Coleta de dados
Disponibilização de um questionário virtual divulgado nas redes sociais para livre relato dos casos de violência sofridos na região do “perdeu” no Ingá.
3ª fase – Mapa Georreferenciado
Lançamento de um mapa georreferenciado de violência da região do “perdeu” no Ingá para consulta pública gratuita da mancha criminal que foi gerada a partir das respostas registradas em nosso banco de dados.